Criar um Site Grátis Fantástico
02 - LIVRO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS
02 - LIVRO DA CAMINHADA DO POVO DE DEUS

 

                A bíblia não caiu pronta do céu, ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus.  Surgiu como fruto da inspiração divina e do esforço humano.

Quem escreveu foram homens e mulheres como nós.  Eles é que pegaram caneta e papel e escreveram o que estava no seu coração.  A maior parte deles não tinha consciência de estar falando ou escrevendo a Palavra de Deus.  Estavam só querendo prestar um serviço aos irmãos em nome de Deus.  Eles eram pessoas que faziam parte de uma comunidade, de um povo em formação, onde a fé em Deus e a pratica da justiça eram ou deviam ser o eixo da vida.

                Preocupados em animar esta fé e em promover esta justiça, eles falavam e argumentavam para instruir os irmãos, para criticar os abusos, para denunciar desvios, para lembrar a caminhada já feita e apontar novos rumos.  Alguns deles chegaram a escrever, eles mesmos, as suas palavras ao povo.  Outros nem sabiam escrever, só sabiam falar e animar a fé pelo seu testemunho.  As palavras destes últimos foram transmitidas oralmente, de boca em boca, durante muitos anos.  Só bem mais tarde, outras pessoas decidiram fixá-las por escrito.

                As palavras faladas ou escritas de todos estes homens e mulheres contribuíram muito para formar e organizar o povo de Deus.  Por isso, o povo delas se lembrou e por elas se interessou.  Não permitiu que caíssem no esquecimento.  Fez questão de distingui-las das palavras e das atitudes de tantos outros que em nada contribuíram para a formação do povo, nem para a animação da fé e nem para a pratica da justiça.

                Tudo isso não se fez num dia só, foi um longo processo que durou séculos.  Muita gente colaborou, o povo todo se interessou.

                Ora, a bíblia foi surgindo do esforço comunitário de toda essa gente.  Surgiu aos poucos, misturada com a historia do próprio povo de Deus.

                Resumindo, a gente pode dizer que a bíblia nasceu da vontade do povo de ser fiel a Deus e a si mesmo, nasceu da preocupação de transmitir aos outros e a nós esta mesma vontade de ser fiel.

Eles diziam: as coisas do passado aconteceram para servir de exemplo, e foram escritas para a nossa instrução, para nós que estamos vivendo neste fim dos tempos.

                A Bíblia nasceu sem nome e sem rotulo.  Só mais tarde o próprio povo descobriu ai dentro a expressão da vontade de Deus e a presença real da sua Palavra Santa.  Deus estava trabalhando e inspirando, desde o começo, mas eles o descobriram só no fim.  A gente só conhece totalmente uma flor depois que o botão se abre e que as pétalas são visíveis à luz do sol.  O botão da bíblia abriu foi na ressurreição de Jesus.

                Agora você pode perguntar: como é que um livro que surge da vida e da comunidade do povo pode ser, ao mesmo tempo, a palavra de Deus?

                Um agricultor resume a reposta nesta frase: Deus fala misturado nas coisas: os olhos humanos percebem só as coisas, mas a fé enxerga Deus que ai fala.

                A ação do Espírito de Deus pode ser comparada com a chuva: cai do alto, penetra no chão e acorda a semente que produz a planta.  A planta que assim nasce é fruto ao mesmo tempo, da chuva e do chão, do céu e da terra.  A bíblia é fruto, ao mesmo tempo, do céu e da terra, da ação gratuita de Deus e do esforço suado dos homens.  É a palavra do Deus do povo e do povo de Deus.

                A ação do espírito santo pode ser comparada com o sol: seus raios invisíveis esquentam a terra e fazem crescer as plantas debaixo para cima.  Pode ser comparada ainda com o vento que não se vê.  A bíblia é fruto do vento invisível de Deus que moveu os homens a agir, a falar ou escrever.

                Para ter uma ajuda e uma orientação na sua vontade de ser fiel a Deus e a si mesmo, o povo foi fazendo uma seleção daqueles escritos considerados por todos de grande importância para a sua vida, e que mais o ajudaram na sua caminhada.

Assim surgiu uma lista de livros ou de escritos, reconhecidos por todos como sendo a expressão da sua fé, das suas convicções, da sua historia, das suas leis, do seu culto, dos seus cantos, da sua missão.

                Lidos e relidos nas reuniões e nas celebrações do povo, os livros desta lista foram adquirindo, aos poucos, uma grande autoridade.  Eram o patrimônio sagrado do povo, porque lhe revelavam a vontade de Deus.  Daí vem a expressão ESCRITURA SAGRADA.  Eles diziam: temos para consolo os livros sagrados que estão em nossas mãos.  Eles usavam estes livros para ter força e coragem na luta.

                Usamos a palavra LISTA, eles usavam uma palavra grega e diziam CÂNON.  A palavra cânon que quer dizer lista ou norma.  Por isso, até hoje se fala dos livros canônicos para indicar os livros daquela lista.  Os livros canônicos eram a norma da fé e da vida do povo de Deus.  Ora, esta lista de livros sagrados recebeu mais tarde o nome de BIBLIA.

                Portanto a BIBLIA é o resultado de uma longa caminhada, fruto da ação de Deus que quer o bem dos homens e do esforço humano que querem conhecer e praticar a vontade de Deus.  Ou seja, a bíblia é o fruto de um mutirão prolongado do povo que procurava descobrir, praticar, escrever e transmitir aos outros e a nós a palavra de Deus presente na vida.

 

PARA REFLETIR:

 

01 – O eixo da vida deve ser a fé em Deus e a pratica da justiça.

Converse sobre esse assunto com seus amigos e procure entendê-lo melhor.

 

02 – Os escritores da bíblia queriam prestar um serviço aos irmãos em nome de Deus.  Que serviço foi esse?  Valei também para nós?

 

3 – A ação do Espirito de Deus que move alguém a escrever pode ser comparada com a chuva, com o sol e com o vento.  Procure aprofundar essas comparações.

 

04 – A bíblia é o resultado de uma longa caminhada dos homens e é fruto do amor de Deus.  É palavra de Deus e palavra dos homens.  Como você entende isso?  Comente.

 

05 – A bilbia surgiu da terra, da vida do povo de Deus.  Comente esta afirmação.