Criar uma Loja Virtual Grátis
Lição 3: O CORDEIRo
Lição 3: O CORDEIRo

 
Lição: O CORDEIRO
Base bíblica:  (João 1:29-32) - ( Isaias 53:7) - (1 Pedro 2:22-23)
Texto Pra decorar: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou manso e tenho um 
coração humilde; e vocês encontrarão descanso”. Mateus 11:29
Objetivos: • que a criança ...
•Tome a decisão de desenvolver um coração manso e humilde.
•Tome a decisão de não assistir desenhos ou jogar video-games violentos.
Aprenda a entregar seus sentimentos de raiva, ódio e vingança ao Senhor.
Quebra-gelo: Eu sou manso!
Colocar as crianças em círculo e de mãos pra cima, a mão esquerda debaixo da mão do colega 
(que está a esquerda) e a direita por cima da mão de colega (que está a direita). Eles deverão 
bater suavemente na mão do colega recitando parte do texto bíblico de hoje separado em sílabas:
 “eu sou man-so e hu-mil-de de co-ra-ÇÃO” 
A cada silaba uma batida, assim vai passando na roda. Quem for o último (na silaba ÇÃO) deve 
tentar bater na mão do colega, se bater o colega sai fora, se o colega tira a mão antes de que 
batam nele vence e o outro sai e começa de novo. Ganha quem sobrar sem receber o tapinha 
final na mão ou quem consegue bater no outro. (Esta é uma boa maneira de decorar textos porque
 se repete varias vezes brincando)
O Cordeiro
Nesta semana vamos estudar sobre um animal muito comentado nas escrituras: cordeiro. Umas das 
figuras do Senhor Jesus na Bíblia. João Batista identificou a Jesus como o Cordeiro de Deus: "No 
dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Aí está o Cordeiro de Deus que tira o 
pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: "Depois de mim vem um 
homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia."  Eu mesmo não 
sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é. 
João continuou: - Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e parar sobre ele.
(João 1:29-32).
Mas porque João chamava Jesus de Cordeiro? Vejamos algumas características do cordeiro.
O cordeiro é o filhote macho da ovelha. Ele é chamado de cordeiro até 1 ano de vida depois
passa a se chamar de carneiro (que é o macho da ovelha)
O cordeiro tem uma característica, a sua mansidão. Mas o que é mansidão? É a entrega total, é 
a total obediência e dependência ao pastor.  Quando o cordeiro é levado ao matadouro ele não 
esperneia nem grita, ele se entrega. Em Isaias a Bíblia nos disse que Jesus morreria na cruz 
como um cordeiro é levado ao matadouro, sem reclamar, sem abrir a boca. ( Isaías 53:7)
Mas o que isso tem a ver conosco?  Como dissemos, a característica mais importante do cordeiro
•é a mansidão. Ser um criança mansa é 
Uma criança humilde, ou seja que não é orgulhosa nem arrogante. Não se gaba das coisas que
• tem ou que faz. (não fica falando para humilhar aos outros) 
•É uma criança que não briga, que não bate. Que não é violenta nem ama violência. 
É puro, não fica pensando em coisas indecentes. Em namoros em ficar. O cordeiro é um animal 
puro, limpo.  • Assim também deve ser uma criança que se parece com Jesus.
•Uma criança com coração bondoso, que oferece perdão, que mostra o amor de Cristo.
 É uma criança que não se vinga, que não fica fazendo ameaça nem tenta esmagar o mais fraco. 
Veja Jesus na cruz poderia ter pedido alguns poucos anjos que o defendesse matando a todos os 
soldados, mas ele foi obediente a Deus até o fim, e por esse motivo nós recebemos a salvação da 
nossa alma. •É alguém paciente. Tem criança que qualquer coisa o tira do sério e logo começa a brigar ou 
fica nervoso e grita. Uma criança mansa como cordeiro é alguém que tem paciência, com o 
irmão mais novo, com o primo, com os pais e colegas, etc. Paciente é alguém que fica em paz 
ainda que algumas situações sejam ruins ao seu redor. Veja o que Pedro disse de Jesus, o 
cordeiro: Ele não cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. Quando foi insultado, 
não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, 
o justo Juiz. 1 Pedro 2:22-23.  Que coisa mais maravilhosa! Nós devemos agir exatamente 
dessa maneira!
Uma criança mansa é mais forte que uma que vive com violência e vingança. Porque quando a 
vontade de bater ou se vingar vem, ele se domina e confia em Deus para não agir mal. Mas o 
violento, o bravo que se acha o forte, na verdade é um coitado e fraco que não consegue se 
dominar e o ódio toma conta e faz o que quer com ele. Quantos casos de ferimentos graves e 
até mortes conhecemos entre juvenis ou crianças violentas! 
Mas, o mais importante é que uma criança mansa é habitação do Espírito Santo. Precisamos ser 
como o cordeiro para que a pomba do Espírito venha sobre nós. Você lembra que quando João 
o Batista disse que Jesus era o Cordeiro de Deus. Logo no batismo de Jesus a pomba, o Espírito
 Santo, desceu sobre Ele. O Espírito só pode descer sobre crianças mansas, de coração bondoso, 
perdoador e humilde. Ele não desce sobre crianças de coração mau e violento.
•Hora de conversar
•Você é uma criança mansa? Por que?
•Como resolve seus problemas com seus colegas?
•Você age com violência? É briguento?
•Que coisas incentivam a violência na gente? (vídeo games, tv, lutas, etc)
Você quer pedir a Jesus a natureza mansa do cordeiro?
Líder: Ministre arrependimento, se alguma criança tem que pedir perdão a alguém que machucou 
o bateu incentive-a fazer isso nesta semana. Depois ministre a unção do Espírito sobre cada uma,
 pedindo ao Senhor a natureza do cordeiro, manso e humilde. No final proponha que não assistam 
mais desenhos violentos. Peça a elas que orem antes de assistir pra que o Espírito Santo as guie 
nesse sentido. 
Atividade: 
Preencher a folha e desenhar bem bonito (só para crianças menores)
Para Juvenis, fazer um teatro aplicando o aprendido.
Que a célula seja muito ungida!!