Criar um Site Grátis Fantástico
OS DEZ MANDAMENTOS DO CASAMENTO
OS DEZ MANDAMENTOS DO CASAMENTO

 

1º - SEJAM SÁBIOS

Nunca se irritem um com o outro ao mesmo tempo.  Lembre-se de duas coisas:

- A ira tira o lucro da razão

- violência gera violência

Quando sentir que algo não está indo bem, pare, espere, refresque a cabeça e depois então conversem e busquem juntos uma solução.

 

2º - SEJAM INTELIGENTES

Lembre-se que quando um não que, dois não brigam.  O maior erro de um casal é jogar a culpa no outro quando algo dá errado no casamento.

Lembrem que a bíblia diz que, no casamento, os dois se tornam uma só carne, sendo assim, é impossível que uma pessoa esteja certa e errada ao mesmo tempo.  O maior erro da maioria dos casais é pensar EU..., quando deveríamos penar NÓS.

A família é como uma maquia que trabalha com várias engrenagens; se uma engrenagem se quebra, a máquina toda para, pois uma depende da outra.  O mesmo acontece com a família; o casal depende um do outro para ter sucesso no casamento.

 

3º - SEJAM GENTIS

Jamais gritem um com o outro a não ser que a casa esteja pegando fogo.

Esse ato de gritar revela imaturidade, falta de humildade, pois quem grita está querendo chamar a atenção para si, ou seja, está dizendo que é mais importante naquele momento ou está querendo impor medo.  Lembre que quem ama, faz por amor e não por medo.

 

4º SEJAM AMIGOS

Se um tiver que ganhar a discussão, deixe que o outro ganhe.

Como já refletimos antes, se algo dá errado no casamento, não foi falha de uma parte, e sim das duas, pois os dois são apenas uma carne.  É fácil jogar a culpa no companheiro (a), mas os humildes assumem juntos a culpa e buscam solução juntos.

SER AMIGOS é um fator essencial no casamento, pois todos os casais, antes de assumirem um relacionamento qualquer que seja, mesmo o namoro, deveriam ser amigos primeiro.  É impossível ter êxito no casamento um casal que não souberam se tornar amigos.

 

5º - SEJAM HONESTOS

Se cometerem um erro, reconheçam e peçam perdão um ao outro.

Esse é o segredo para um relacionamento duradouro e feliz.  Jamais vai ser feliz quem não sabe reconhecer seus próprios erros, pedir perdão e também saber perdoar quem erra.  Lembre-se de que errar é humano.  Se teu companheiro (a) errou, isso não quer dizer que essa pessoa seja incapaz de recomeçar e corrigir seus erros.

Lembre-se de que quem nunca caiu, nunca vai aprender a se levantar.

 

6º - SEJAM COMPANHEIROS

Se tiverem que criticar que seja para somar e nunca para dividir.

Primeira coisa que temos que levar em conta é de que somos humanos, sujeitos ao erro; ninguém é perfeito, portanto temos que ajudar nosso companheiro (a) a vencer seus erros.  O aluno só aprende quando o professor ensina; no lar somos aluno e professores ao mesmo tempo.

Não é errado você chegar para a outra pessoa e dizer que ela está errada ao tomar essa ou aquela decisão, e que se fizer diferente vai ser melhor, desde que você não fale com tom de arrogância, querendo ser melhor.  Lembre também que tudo fica melhor quando você tiver a humildade de ouvir o que a outra pessoa tem pra lhe dizer.

 

7º - SEJAM POSITIVOS

Não remoam erros do passado.  Águas passadas não movem moinho.

Remoer erros do passado é outra coisa que acaba com relacionamentos; isso é como um câncer que corrói o relacionamento e o leva à ruína.  Se houve erros no passado e houve também reconciliação de ambas as partes, nunca mais volte a tocar nesse assunto, ao menos que for para tirar lições ou para usar isso como um testemunho, mas nunca jogue na cara do outro que ele ou ela é menos importante porque errou no passado.

 

8º - SEJAM CRIATIVOS

Inovem sempre, namorem sempre, fujam da mesmice sempre.

Talvez pareça insignificante, mas um simples BOM DIA, BOA NOITE, palavras tão simples mas que fazem muita diferença no dia de uma pessoa.  No casamento, nada é mais edificante que você acordar e dar um sorriso pra pessoa amada, dizer um bom dia ou coisa semelhante.  Ao chegar do trabalho à tarde, sorrir para a pessoa amada, dar um abraço, sei lá, um carinho, são pequenos gestos que fazem a diferença.

 

9º - SEJAM AMOROSOS

Pelo menos uma vez ao dia digam ao outro, palavras de carinho.

É bom lembrar que palavras de carinho são muito edificantes, mas devemos ter o cuidado para que isso não caia no vazio.  De nada adianta eu dizer pra minha esposa que a amo se quando ela está lotada de serviço em casa, eu sento na frente da televisão e esqueço-me do mundo.  De nada adianta eu dizer que a amo se quando ela está doente eu não to nem ai, nem me preocupo com os afazeres domésticos.

De nada adianta eu lhe dar flores, presentes caros, se quando ela está passando por momentos difíceis eu lhe viro as costas.

Ame com palavras de carinho, mas acima de tudo, ame com gestos concretos também, pois uma coisa sem a outra cai no vazio.

 

10º - SEJAM BONS AMANTES

Nunca durmam com mágoas.  Porque perder uma noite de amor?

CUIDADO!  A mágoa é como um cupim, que apesar de tão pequeno, pode derrubar uma casa.  Uma pequena mágoa pode destruir seu casamento.