MSG do dia: EU SOU O OM PASTOR
MSG do dia: EU SOU O OM PASTOR

Faremos nesta semana uma reflexão sobre o salmo 23.  Vamos explorar as maravilhas desse salmo.

29/06/2020

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Salmos 23:1-4

         Esse salmo foi escrito por Davi, que era pastor de ovelhas. Um pastor, muitas vezes dava a própria vida por suas ovelhas; enfrentava perigos, desafiava animais ferozes para protegê-las.
Foi nesse contexto que Davi escreveu esse salmo. Ele se compara a uma ovelha, que muitas vezes, desconhecendo o perigo, se aventura em locais perigosos, por exemplo, em pastagens nas montanhas que podem correr o risco de cair em vales profundos. A ovelha não conhece o perigo, por isso o pastor tem que estar sempre por perto para protegê-las.
Na vida espiritual acontece a mesma coisa: todos os dias nos aventuramos por caminhos sombrios, perigosos, que podem nos levar a morte, mas nosso PASTOR está sempre por perto para nos proteger.
O pastor usava a vara e o cajado para conduzir as ovelhas para uma pastagem segura. Com a vara ele indicava o caminho que a ovelha deveria seguir e com o cajado ele podia puxar a ovelha pelo pescoço quando essa ovelha estava prestes a cair em algum abismo.
Deus também tem uma "vara e um cajado" para nos proteger, para nos guiar pelos caminhos seguros. Em outro salmo, o salmista diz: A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmos 119:105
Que nesta semana possamos colocar nossa fé nesse PASTOR que nos ama e deu sua vida por cada um de nós.


OREMOS


Senhor nosso Deus e pai. Que nesta semana possamos confiar mais em ti, pois temos a certeza de que, mesmo que aventuremos por caminhos tenebrosos, por caminhos sombrios, por caminhos que podem levar a morte, o Senhor estará do nosso lado para nos proteger.
Abençoa Senhor cada pessoa, cada servo seu que caminha neste mundo; guia cada um por caminhos seguros; e se por algum motivo tentarmos aventurar por caminhos irregulares, mostra nos o caminho certo. Aumenta Senhor a nossa fé para que possamos crer mais em Ti.
Dê-nos uma semana abençoada na sua companhia. Tudo isso te pedimos e agradecemos em nome de JESUS.

 

 

30/06/2020

         Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos

Salmos 23:5

 

         Vamos explorar nessa manhã mais um pouco das riquezas do salmo 23, escrito por Davi.  Neste versículo ele nos traz uma mensagem muito importante, que é justamente o que Jesus ensinou: "Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,  Mateus 5:44"

Davi sabia muito bem o que era ter um inimigo por perto, pois vivia fugindo do rei Saul, que inúmeras vezes tentou tirar sua vida, e mesmo assim ele o respeitava pois Saul havia sido ungido pelo Senhor (Ele o entregou nas minhas mãos hoje, mas eu não levantaria a mão contra o ungido do Senhor.  1 Samuel 26:23)

         Vamos pensar um pouco:

         Se você fizesse uma festa para celebrar uma vitória sua, uma conquista muito importante na sua vida, você convidaria seus inimigos para participar dessa festa?  Difícil, né?

Somos, muitas vezes levados a amar a quem nos ama, fazer o bem àqueles que nos faz bem, mas Jesus ensina o contrário.  E foi justamente isso que Davi fez.  Jesus disse: "Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!  Mateus 5:46"

         Jesus não veio para os salvos, e sim, para os pecadores.  Como ele mesmo diz: os sãos não precisam de médico, e sim os doentes.

Que possamos neste dia orar pedindo a Deus sabedoria para sermos diferentes, fazermos a diferença e orar assim como Davi orou: preparas me uma mesa na presença dos meus inimigos.

         OREMOS

         Senhor nosso Deus, te agradecemos por mais um dia de vida e também te agradecemos por essa mensagem que nos foi enviada nesta manhã.  Pedimos Senhor que nos fortaleça para que possamos ser diferentes, para que possamos, assim como Davi, pedir que prepares para nós uma mesa na presença dos nossos inimigos, para que eles possam ver a nossa vitória e saber que cremos em um Deus verdadeiro.  Que seu santo nome seja louvado e glorificado por todos neste mundo.

Dai nos um dia abençoado na tua presença, Senhor e nos guarde de todo mal.

Te pedimos e agradecemos em nome de Jesus.

 

01/07/2020

 

Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.  Salmos 23:5

         Continuando nossa reflexão do salmo 23, vamos estudar hoje uma oração muito importante de Davi.  Neste versículo ele não somente ora por si mesmo, como ora por todos os seres humanos.

Vamos destacar aqui neste versículo duas coisas muito importanes:

- Unge-me a cabeça com óleo

- Faz transbordar o meu cálice

         Para entender esses dois pontos importantes, precisamos voltar um pouco no tempo e conhecer a vida de um pastor de ovelhas.  Veja a explicação de um pastor de ovelhas que encontrei:

         (Um pastor de ovelhas explica: Em certas épocas do ano, grandes nuvens de moscas, mosquitos e outros insetos atacam os rebanhos. Além disso, as ovelhas ficam doentes por causa de piolhos e carrapatos. Estes insetos atacam especialmente as cabeças das ovelhas, entrando pelas orelhas e nariz.  Os resultados vão de irritação, doenças e até mesmo morte. Há moscas e outros insetos que se alimentam do cérebro das ovelhas, e quando eles entram no cérebro da ovelha através de seus ouvidos, eles começam a comer o seu cérebro causando dor de cabeça intensa levando a ovelha a correr ao redor procurando rochas duras, assim que encontra essas rochas, bate com a cabeça nas pedras para parar a dor.  A ovelha bate violentamente com sua cabeça contra as rochas, até ao ponto em que crânio que protege o cérebro se quebra.  Para proteger as ovelhas, o pastor pegava uma mistura de azeite e ungia a cabeça da ovelha, esfregando o óleo em sua lã e especialmente em torno de seu nariz, olhos e ouvidos.)

         Esse fato de o pastor ungir a cabeça da ovelha para afastar os insetos para que não entrassem pelos seus ouvidos e causassem infecção no seu cérebro, tem para nós um grande ensinamento:

Para nós hoje, na vida espiritual, o óleo é símbolo do Espírito Santo; portanto sermos ungidos com o Espírito Santo evita que "os insetos" deste mundo entrem em nosso cérebro causando infecções graves, que podem nos levar "à morte".  Uma ovelha enferma sentia forte dor de cabeça a ponto de bater a própria cabeça em rochas a ponto de rachar a própria cabeça.

         Quantas ovelhas estão enfermas nos dias de hoje porque "insetos" estão corroendo seu cérebro.  São os insetos da ganância, insetos do egoísmo, insetos da falsidade, insetos da imoralidade, enfim, são muitos os insetos que querem tirar a vida das ovelhas de Cristo; e contra esses insetos somente o óleo do Espírito Santo.

         Quando Davi orou a Deus pedindo que ungisse sua cabeça com óleo e transbordasse o seu cálice, ele orava pela sua vida e pela vida das suas ovelhas

A nossa oração hoje deve ser por nós e pelas nossas ovelhas.  Nossas ovelhas pode ser nossa família, nossos amigos, nossos semelhantes; não importa quem são essas ovelhas. Jesus disse: "EU SOU O BOM PASTOR; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem; assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. João 10:14-18"

        

OREMOS

         Senhor nosso Pai, agradecemos por mais um dia com vida e também agradecemos pela sua infinita misericórdia que dura para sempre.  Queremos neste dia, assim como Davi te pedir que unges nossa cabeça com o óleo do Espírito Santo para que sejamos livres dos insetos deste mundo tenebroso.  Não deixe Pai que esses insetos entrem em nosso cérebro e nos tire a vida espiritual.

Abençoa Senhor cada servo seu neste dia; derrame suas bênçãos e nos proteja, hoje e sempre em nome de JESUS.  

 

02/06/2020

         Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;  Salmos 23:2

         Continuando nossa reflexão sobre o salmo 23, hoje vamos refletir no versículo 2.  Temos nesta passagem dois pontos principais para refletir:

- Verdes pastagens

- Águas tranqüilas

         Na região da Palestina, os pastos ficavam belos e verdejantes após o período das chuvas. Mas durante o restante do ano, os pastos ficavam secos dificultando o pastoreio dos rebanhos. Além disso, o terreno naquela área é bastante acidentado. A presença de animais selvagens e peçonhentos também representava um risco muito grande para o rebanho.

         Uma ovelha sem pastor está sempre em constante perigo e sem orientação. Portanto, as ovelhas são muito dependentes do pastor, até mesmo para se alimentar.

Nesse salmo Davi compara o cuidado que um pastor tem por suas ovelhas com o cuidado que Deus tem por seu povo.  Assim como a ovelha precisa de pastos verdes para sua alimentação, o cristão precisa da palavra de Deus diariamente para se alimentar espiritualmente.

Assim como os pastos ficavam verdes após o período de chuva, o "pasto" espiritual fica verde após a chuva do Espírito Santo, e isso acontece quando os cristãos começam a buscar a Deus de todo seu coração e orar pelos seus semelhantes.

         Outra preocupação do pastor era os animais peçonhentos que atacavam o rebanho.  Hoje, muitos "animais peçonhentos" estão pelo mundo atacando os servos de Deus.  Entre eles estão os falsos pastores, as falsas doutrinas, os falsos cristãos, etc. Oséias fala em seu livro: "Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.  Oséias 4:6"

Em outro momento, Jesus disse: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!  Marcos 12:24"

O único meio de se livrar desses animais peçonhentos é o estudo diário da palavra de Deus.

         O segundo ponto a ser refletido é AS ÁGUAS TRANQÜILAS.  O pastor sabia e se preocupava com suas ovelhas quando elas precisavam beber água, pois a ovelha não bebe a água se o rio estiver uma correnteza muito forte.  É preciso que a água esteja parada ou tranqüila para que ela beba a água.

Deus sabe que "suas ovelhas" precisam do alimento e também da água, e essa água precisa estar tranqüila.  As águas deste mundo estão, muitas vezes, agitadas pelos ventos da discórdia, ventos ganância, ventos da inveja, enfim, são inúmeros os ventos que fazem que os cristãos se afastem da fonte de águas tranqüilas.

         Jesus disse: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.  João 14:27"

         Que possamos neste dia pedir a Deus que nos mande a chuva do Espírito Santo para que as pastagens fiquem verdejantes e acalme as águas para que possamos saciar nossa sede.

OREMOS

         Senhor nosso Deus agradecemos a Ti neste dia por mais um dia de vida e pela sua misericórdia que dura para sempre.

Queremos neste dia pedir que nos mande a chuva do Espírito Santo para que nosso alimento espiritual não falte e que as águas tranqüilas possam saciar nossa sede.       Abençoa Senhor cada servo seu que te busca dia e noite e lhe dê sua paz, aquela paz que o mundo não pode dar.

Conduza-nos pelas estradas deste mundo na tua companhia.  Te pedimos e agradecemos em nome de JESUS.

 

 03/07/2020

Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.  Salmos 23:3

         Na mensagem anterior, Davi orava pelo povo em geral pedindo a Deus "pastos verdejantes e águas tranqüilas"; hoje ele ora por si mesmo.

Ele pede duas coisas a Deus:

- Restaurar seu vigor

- Guiá-lo pelas veredas da justiça

         Podemos lembrar aqui de um profeta do antigo testamento ao qual Deus lhe fez ver as maldades e injustiças do mundo em que vivia e ele então clama a Deus, questionando:

         "Até quando Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Até quando gritarei a ti: "Violência! "sem que tragas salvação? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? A destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo lado. Por isso a lei se enfraquece e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam os justos, e assim a justiça é pervertida.  Habacuque 1:2-4"

Se você continuar lendo esse capitulo de Habacuque vai ver que ele relata os problemas do seu povo naquela época.  Provavelmente ele deve ter vivido na época do exílio de Babilônia, tempo em que o povo de Israel foi levado por Nabucodonosor cativo para Babilônia.  O sofrimento realmente era grande e o povo gemia sob o fardo da escravidão.

         Provavelmente Davi não foi dessa época, mas sabia bem o que era sofrimento, por isso ele pede a Deus força para lutar e sabedoria para não cair no pecado e cometer injustiças.

Hoje é um momento oportuno para nós também orarmos a Deus pedindo sabedoria para vencer as injustiças desse mundo e forças para continuar nossa luta contra o mal.  O mundo está corrompido e a humanidade está carente de bons costumes, carente da palavra de Deus, carentes de amor verdadeiro.

"O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens.  Isaías 29:13"

Essa passagem foi escrita pelo profeta Isaias, mas a realidade do momento não é diferente, isso é um retrato do mundo atual.  Se você ler 2ª carta de Paulo a Timóteo capitulo 3, vai ver que ele fala de uma dura realidade: homens egoístas, avarentos, sem domínio próprio, etc...  Exatamente o que estamos vivendo hoje em nossos dias.

Mas isso não quer dizer que não haja uma solução, Jesus é a solução.  Se cada um de nós fizermos nossa parte, orarmos, buscarmos a Deus de todo coração, lutarmos pela justiça, certamente muita coisa mudará.  Mas não se engane: ISSO TEM QUE COMEÇAR POR MIM, POR VOCÊ, cada um tem que fazer sua parte.

         De nada adianta você questionar o político que é corrupto, a igreja que está em pecado, o comerciante que explora o consumidor se você fizer a mesma coisa.  Infelizmente o que vemos hoje em dia é isso: a pessoa critica o político corrupto, mas não educa seu filho em casa para que seja um cidadão do bem; e por ai vai.  "Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.  Mateus 7:5"

 

OREMOS

         Senhor nosso Pai: te agradecemos pela oportunidade de mais um dia com vida podermos fazer a diferença neste mundo cruel.  Fortalece-me oh Pai e me restaura o vigor para que eu possa falar de Ti às pessoas que ainda não te conhecem.  Que eu possa levar esperança aos desesperados, fé aos que não crêem mais e alívio aos que sofrem injustiças.

Quero Senhor ser um mensageiro seu neste dia.  Peço isso e agradeço em nome de JESUS.

 

05/07/2020

         Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.
                                                                                                Salmos 23:6

         Concluindo nosso estudo do salmo 23, temos uma profissão de fé de Davi.  Dois pontos importantes ele declara:

- A certeza de que o cuidado de Deus nunca o abandonaria

- Voltar à casa do Senhor enquanto viver

         Quando ele faz essa profissão de fé, tem a certeza de que Deus jamais o abandonará, pois assim como o pastor cuida do seu rebanho, Deus cuida do seu povo.

Como vimos nas reflexões anteriores, Jesus é o nosso Pastor, portanto ele nos guia por todos os caminhos.  Cuida para que não nos falte o alimento de cada dia; não nos falte águas tranqüilas e não nos abandona quando vem o inimigo.  Tudo isso mostra quão grande é o seu amor que foi provado na cruz.

         Temos nós também essa certeza de que Deus nos ama e cuida de nós como um bom Pastor?

Que possamos assim como Davi professar a nossa fé nesse Deus criador.

 

OREMOS

         Senhor nosso Deus, te agradecemos por mais um dia de vida e agradecemos pelo seu cuidado por cada um de nós.

Queremos neste dia, assim como Davi professar nossa fé em ti e pedir que aumente nossa fé para que possamos crer que tu és o bom Pastor e que sempre irá nos guiar por caminhos seguros.

Dá nos a tua paz, aquela paz que o mundo não pode dar e guarda nos com teu amor.

Tudo isso pedimos e agradecemos em nome de JESUS.

 

13/07/2020

LARGUE A CAPA

 

         Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.  Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim!"

         Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".  Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.  "O que você quer que eu lhe faça?", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver!" "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho. 

                                                                                       Marcos 10:46-52

         Nesta passagem do evangelho de Marcos, encontramos uma triste realidade: um cego pedindo esmolas.  Talvez isso não signifique nada nos dias de hoje, pois pessoa com deficiências tem direito de trabalhar e muitos que não tem condições de trabalhar são amparadas por benefícios assistenciais, portanto não precisam pedir esmolas., mas naquele tempo não era bem assim.  Naquele tempo qualquer pessoa que tivesse deficiência era destinada a pedir esmola para sobreviver; eram abandonadas pelas praças ou pelas ruas e eram completamente rejeitadas pela sociedade.

Mais repugnante que isso era: para que uma pessoa pudesse mendigar era preciso ter autorização do império romano.  Essa autorização era através de uma capa que era entregue a essa pessoa e por trás da mesma estava escrito em latim "este é um miserável, mendigueiro e vive de esmolas".  Podemos imaginar como era a vida dessa pessoa: uma vida de tristeza, humilhação, certamente essa pessoa almejaria a morte de que viver aquela vida.  Era isso que o cego de Jericó sentia.

Ao ouvir que Jesus estava passando por aquela rua, o cego teve esperança, pois certamente já tinha ouvido dos milagres de Jesus e acreditou que poderia voltar a enxergar.  Quando Jesus o chama, ele DEIXA DE LADO A CAPA e vai ao encontro de Jesus.

         Talvez hoje você se sinta como aquele cego: humilhado pelo pecado que lhe tortura dia e noite, condenado a "pedir esmolas" pelas estradas da vida.  Talvez você esteja usando uma capa que o identifique como um miserável, pobre, mendigo, capa essa que lhe foi imposta por uma sociedade que condena; que exclui, que explora e que não lhe dá a chance de provar quem você é de verdade.  Essa capa que o mundo te oferece não te satisfaz, não alivia sua dor e não te dá o sustento necessário para sua vida.

         Mas Jesus está passando nesta noite pela "estrada" em que você está caído e lhe chama pelo nome.  Ele quer tirar de você essa "capa" imunda, essa capa humilhante que te tortura e condena.  Ele quer que você volte a enxergar as maravilhas que Ele tem para você.  Quer te dar o perdão que vai mudar sua vida.  Mas para que Ele mude sua vida é preciso que você DEIXE A CAPA e vá ao seu encontro.

         Está você disposto, assim como o cego Bartimeu, a deixar de lado A CAPA e ir ao encontro de Jesus?  Ele perguntou ao cego e pergunta a você também: "O que quer que Eu te faça?

Oremos ao Senhor pedindo que nos restaure a visão:

         Senhor nosso Deus!  Assim como Bartimeu estamos na beira da estrada da vida esperando que Tu venha ao nosso encontro e nos restaure a visão.  Queremos VER, Senhor, queremos deixar de lado essa capa que o mundo nos deu; essa capa de angustia, de humilhação e queremos seguir-te por esse mundo, mostrando que somente Tu podes nos dar VIDA NOVA.

Entrego-me em tuas mãos, Senhor nesta noite e peço o teu perdão pelos meus pecados e assumo o compromisso de seguir-te por onde andares.

Tudo isso eu peço e agradeço em nome de JESUS.